Newsletter cadastre-se aqui!
Atividade Física
INDIVIDUALIDADE

A individualidade são as características ou particularidades inerentes a cada indivíduo. É a reunião dos atributos que diferenciam uma pessoa ou alguma coisa, fazendo com que algo ou alguém seja único.

Tendo entendido isso, pergunto: Por que o meu treino na academia deve ser exatamente igual ao de outro aluno? Tirando alguns casos específicos, devemos sempre pensar nas seguintes questões:

Exercícios: “Não existem exercícios contraindicados na musculação, mas pessoas contraindicadas a executar determinados exercícios”.  Cada pessoa tem sua limitação, assim, fulano talvez consiga fazer um agachamento tranquilamente, mas o colega do lado não. Isso deve ser analisado toda vez que você fizer um novo exercício. Se não se sentir confortável, informe o professor.

Patologias: problemas cardíacos, joelhos, desvios posturais, são apenas algumas variáveis que devem ser observadas na prescrição de exercícios. 

Estilo de vida: uma pessoa sedentária não pode, a princípio, ter o mesmo ritmo de treino que uma pessoa ativa, sendo necessária uma adaptação. 

Biótipo: devemos considerar fatores genéticos, idade, peso, altura, e demais características do indivíduo. Uma pessoa de 20 anos é diferente de uma pessoa de 35, na questão de metabolismo por exemplo.

Frequência na atividade: devemos considerar quantas vezes por semana você irá praticar a atividade. Isso influencia na montagem do treino.

Objetivos: Se meu objetivo é emagrecer, não será muito lógico o meu treino ser idêntico ao de um aluno que queira hipertrofia.

A ideia é observarmos nossas próprias características para construirmos nosso treino. Não cito o fato de dois amigos que vão até a academia e fazem o mesmo treino, pois isso é motivador. Mas devemos sempre respeitar nossos próprios limites e não achar que o que serve para o meu vizinho me servirá também.

Facebook
Revista Nécessaire © 2012   ||   Todos os direitos reservados.   ||   Desenvolvido por Netmidia Design