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Atividade Física
Dúvidas frequentes na academia

Hoje em dia a pratica de atividade física em academias é frequente e cada vez mais recomendada por médicos e especialistas da área da saúde. Por isso, reuni nesta "entrevista ping - pong" as principais dúvidas que aparecem no cotidiano desta prática. Confira:

 

Se a mulher fizer muita musculação ficará com aspecto masculino?

Isso é muito relativo e dependerá de inúmeros fatores. Você terá que dar muito duro para ficar com um corpo “masculinizado” e não será em algumas poucas semanas que isso ocorrerá.

 

Trabalho aeróbico é ruim para quem faz musculação?

Errado. Todo trabalho aeróbico é bem vindo, pois trabalha o sistema cardiovascular do ser humano. Melhorias na respiração e frequência cardíaca são observadas com este tipo de atividade. O trabalho aeróbico quando combinado a um trabalho resistido (musculação) gera resultados muito positivos.

 

O que emagrece mais? Musculação ou atividades aeróbicas?

As duas atividades em si geram um gasto calórico. Porém, o que realmente fará você perder peso (reduzir a porcentagem de massa gorda) é gastar mais calorias do que as ingeridas. Controlar a alimentação, então, passa a ser um fator considerável quando o objetivo é reduzir o índice de gordura.

 

Por que tenho que trocar os exercícios a cada certo período de tempo?

Quando o corpo realiza um trabalho por um período determinado ele se adapta ao esforço, é o que muitos autores chamam de “platô de crescimento”. Para ultrapassar este platô é necessário dar um estímulo maior ao corpo, aumentando a intensidade ou a carga do exercício. Assim o corpo terá que readaptar-se ao estímulo, gerando uma modificação no organismo. Imagine-se correndo todo dia um quarteirão. Com o passar do tempo, o corpo se acostuma com a atividade e não gera o resultado esperado. Por isso, você precisa começar a correr dois quarteirões.

 

Como faço para ficar com o bumbum durinho?

Não tem jeito, só dando duro na musculação mesmo. Os principais exercícios para este grupo muscular são os agachamentos, afundos e avanços, que  trabalham também as pernas.

 

Se eu fizer mil abdominais por dia ficarei com aquele abdômen definido?

Inúmeras repetições o deixarão  tonificado, mas não com a aparência que você espera. Procure realizar menos repetições, mas com adição de carga (anilha ou alteres). Comece com cargas mais baixas e vá subindo gradativamente. Se não colocar a carga não conquistará o famoso tanquinho.

 

Posso malhar apenas glúteos, abdômen e perna, já que é isso que eu quero melhorar?

Poder pode, porém tenha em mente que o corpo trabalha em conjunto. Você deve fortalecer as outras partes do corpo, como costas, principalmente por elas serem importantes na manutenção da postura. Lembre que uma estrutura forte é importante para uma boa saúde e forma física.

 

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