Newsletter cadastre-se aqui!
Casa e Decoração
Desapego: simplifique sua vida!

A organização de qualquer espaço implica primeiramente em analisar o que temos e fazer aquelas tradicionais perguntas: “Para que uso isto? Quando iremos usar? Realmente precisamos de mais itens como este?”. Se a dúvida pairar por muito tempo e nos impedir de agir é sinal de que estamos com dificuldades de desapegar. Como resolver isso?

É uma questão delicada, pois cada pessoa precisa encontrar uma forma de viver praticando esse desapego conscientemente. Eis a única forma de viver melhor: menos é mais em tudo na vida, especialmente no quesito organização. 

Investir tempo e dinheiro em organizar exageros só levará a mais exageros, móveis para guardar mais e mais “tralhas”, por exemplo, ao invés de optarmos por reduzir e simplificar.

Há quem goste de colecionar objetos diversos, mas se não for para expor isso de alguma forma integrando a coleção à decoração do ambiente, ela acabará em caixas e/ou entulhando algum espaço.

Uma boa dica para incorporar esta prática no dia a dia, seja em casa ou no trabalho, é definirmos um espaço para descarte e doação. Para este local irão os “objetos do desapego”, onde permanecerão por 6 meses. Se até lá você não sentir sua falta a decisão de dar outro destino para eles será coerente, sem arrependimentos.

Mais que valorizar certas coisas materiais, coisas não deixam de ser coisas. As lembranças de objetos são somente nossas, e mesmo que eles se percam de alguma forma continuarão em nossas mentes e corações.

Facebook
Revista Nécessaire © 2012   ||   Todos os direitos reservados.   ||   Desenvolvido por Netmidia Design